Cachoeirinha

Nota do PT: Precarização da Educação

O Partido dos Trabalhadores torna pública sua posição contrária ao processo de precarização e terceirização da educação em nosso município.

ícone relógio15/03/2023 às 15:01:54- atualizado em  
Nota do PT: Precarização da Educação

O Partido dos Trabalhadores, através do Diretório Municipal de Cachoeirinha, torna pública sua posição contrária ao processo de precarização e terceirização da educação em nosso município. 

1 - A nova ofensiva contra o serviço público consiste na contratação emergencial de mais de 170 professoras, mesmo com concurso ativo e vários profissionais aguardando a chamada para tomar posse. Precisamos nos questionar sobre o porquê de termos chegado à situação de falta de recursos humanos nas escolas. Por que faltam tantas profissionais? Sabemos que a educação na situação em que está não é um acaso, mas sim um projeto.

2 - Até esse momento, o governo e a secretaria municipal de educação não conseguiram justificar, de forma objetiva, o motivo para contratar 170 professoras emergencialmente, uma vez que existem apenas 29 trabalhadoras afastadas por meio de licença. A verdade é que a rede está defasada e precisa ser ampliada. Ou seja, precisamos contratar, via CONCURSO PÚBLICO, mais professoras, mais educadores sociais e mais técnicos administrativos.

3 - O governo vendeu a ilusão de que o contrato emergencial resolveria a falta de professores. Até o momento, ninguém foi contratado e o número também não suprirá a demanda, pois a rede aumentou e a grade curricular também. Isso reforça a necessidade de CONCURSO PÚBLICO para ampliação do quadro com qualidade e oferta de um bom serviço para a população.

4 - Essa demora para resolver os problemas, que tem atrapalhado desde já o ano letivo, demonstra a gestão precária que é promovida pela SMED.

5 - O PT orienta todos os seus filiados e dirigentes a defender uma educação pública livre de precarização e de intervenções políticas.

Cachoeirinha, 13 de março de 2023.