Cachoeirinha

Cadeia produtiva do leite: Vereador e secretário de Nova Ramada pedem apoio de Jeferson e Bohn Gass para socorrer produtores locais

    O deputado Jeferson Fernandes recebeu o vereador Marciano Rubert e o secretário da Fazenda de Nova Ramada, Elton Rehfeld, na manhã desta terça-feira (2/12), no plenário do Legislativo, em Porto Al...

ícone relógio02/12/2025 às 16:29:52- atualizado em  
Cadeia produtiva do leite: Vereador e secretário de Nova Ramada pedem apoio de Jeferson e Bohn Gass para socorrer produtores locais

 

 


O deputado Jeferson Fernandes recebeu o vereador Marciano Rubert e o secretário da Fazenda de Nova Ramada, Elton Rehfeld, na manhã desta terça-feira (2/12), no plenário do Legislativo, em Porto Alegre. A dupla manifestou uma preocupação que é corrente no campo gaúcho: a crise que atinge o setor leiteiro. Razão pela qual, pediram apoio do parlamentar na busca de soluções para os produtores locais. “É uma situação que vem se asseverando no campo e que nos mobiliza a todos por envolver uma cultura que é típica da agricultura familiar e que mexe diretamente na economia dos municípios”, observou o deputado.
O parlamentar se comprometeu a intensificar as tratativas a respeito do tema juntamente com o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), que acompanha o caso em Brasília; e, no Legislativo, com o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo – CAPPC, deputado Zé Nunes (PT), que realizou audiência pública acerca da temática, na segunda-feira (24/11). “O Noroeste gaúcho, que é a nossa região, concentra 86% da produção de leite do estado,  a maioria, portanto. Mas o número de produtores já baixou de 84 mil para 28,9 mil em 10 anos”,  reforçou Jeferson.
Entre os principais problemas para os produtores estão a queda no preço pago pelo leite, o abandono da atividade por pequenos e médios agricultores e o impacto direto na segurança alimentar e no desenvolvimento do campo. Além disso, o consumo interno não cresce em contraposição ao aumento da produção, e não há uma política regional para o setor que considere os eventos climáticos extremos, conforme depoimentos colhidos na audiência da CAPPC.
Jeferson se comprometeu em reforçar os encaminhamentos da audiência pública, em especial, um pedido ao secretário de Estado da Agricultura, Vilson Covatti, para que converse com os secretários de Santa Catarina e do Paraná, a fim de que realizem compras da produção de leite gaúcho. Além disso, também reforçará as negociações com o Estado para utilização de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite do Rio Grande do Sul (Fundoleite) e, com o governo Lula para frear a importação de leite, e ampliar a compra institucional da produção gaúcha excedente.
O parlamentar deve apoiar ainda o pleito de Bohn Gass para que o governo Lula faça compras públicas,  retire leite do mercado para incidir no preço ao produtor. Também deverá participar das articulações para que o governo acompanhe o processo de modo que não haja triangulações, entradas de leite. “Dos 78 mil produtores de leite que nós tínhamos, restaram 28 mil. Mais de 50 mil deixaram a atividade pela dificuldade no setor do leite. Por isso, quero insistir que a gente possa ter uma nova modalidade, um preço mínimo, porque o preço mínimo do leite no nosso estado é muito baixo. Está em 1,88, o que não paga o custo de produção. Agora, queremos elevar o preço mínimo e com isso garantir apoio direto ao produtor, que está defasado”, diz Bohn Gass. Ele  defende ainda a adoção de uma política nacional de apoio à produção do leite, junto a um Fundo que possa estimular o consumo do produto. “Essa é nossa luta: política nacional de produção do leite, elevação do preço, compra pública e Programa de Garantia do Preço Mínimo”, concluiu o deputado federal.

Andréa Farias
MTE 10967
Compartilhe: